segunda-feira, 26 de maio de 2014

Estreia Mundial do Filme Monthlies - A Pimeira Lua





Atenção João Pessoa esta 4ta feira (28 de maio) seremos parte da estreia mundial do filme Monthlies - A primeira lua ( Moon Inside You para adolescentes)


ESPANHOL- LEGENDADO PORTUGUES

Convidamos a mães e pais pra trazer seus filhas/os de 9 a 17 anos para ser parte desta historia e vivenciar de uma maneira mais natural esta passagem tao importante na vida duma menina.

Depois do filme faremos uma roda debate e outra vivências participativas para os espectadores. Focalizarão: Juliaro e Carol Marques SoMar

QUE HORAS? 18 hs ONDE? no Ateliê Elioenai Gomes
QUANTO $$$? A CONTRIBUIÇÃO É VOLUNTÁRIA (todo o recadado sera doado à produção para poder distribuir este filme nas escolas de todo o mundo)

por favor divulguem, compartilhem e venham!!!


( Sinopse )
O que é a menstruação? O que é que muda na vida de uma menina quando chega a primeira menstruação?

Monthlies (A primeira lua),é um documentário-ficção que acompanha as experiências que vivenciam as meninas que estão a ponto de enfrentar uma nova etapa de suas vidas: Seu ciclo menstrual. Seguindo de perto a vida destas mocinhas, a jovem audiência mergulha no colorido mundo da mulher que se esconde por detrás da realidade cotidiana. O que começa como uma curiosidade inocente se converte numa viagem extraordinária e emocional, que explora o corpo feminino e um novo leque de emoções.
O documentário oferece informações muito úteis sobre o ciclo menstrual e as mudanças emocionais que as meninas passam após o início da menstruação. Com humor e sensibilidade apresenta a história da menstruação, idéias erradas, preconceitos e regularidades da “etiqueta menstrual”, que ainda persistem em nossos dias não, só em certos lugares remotos do mundo, mas também em nossa moderna sociedade ocidental.
A versão de 28 minutos foi pensada para o público jovem. As protagonistas são meninas de 11-16 anos , que acompanharemos ao longo do filme. A estrutura narrativa é desenhada por Helena Maslova (ginecologista), seu conhecimento e recomendações vão tecendo a trama desta história.
O filme também conta com belas animações que mostram os processos fisiológicos do ciclo menstrual, assim como a história de produtos menstruais e de várias superstições relacionadas com a menstruação.
Parte do filme documenta um especial ritual onde se celebra a primeira menstruação na zona sul da Índia, na região de Chennai. Um caleidoscópio de outros curiosos e exóticos rituais menstruais são mostrados de uma maneira bem característica.

O estilo do filme é alegre e engenhoso, com uma atitude aberta e livre de preconceitos.O tratamento audiovisual é dinâmico e subjetivo, sendo a linguagem representada por uma colagem de diversos materiais.

* declarações de meninos e meninas de 11 a 16 anos.
* Filmagem no ambiente escolar
* entrevistas com meninos e meninas, estudantes da escola primária .
* Autentico e colorido ritual na India, na comunidade de Chennay, onde se celebra a primeira menstruação de uma menina indiana.
* Rituais com características pouco comuns aos nossos olhos,existentes ao redor do mundo.
* explicação dos assuntos menstruais por Helena Maslova ( médica ginecologista )
* animações divertidas .

“Monthlies”, é um documentário educativo , com características extremamente lúdicas, que reporta importantes informações sobre a menstruação e trata de humanizar este tema tabú de uma maneira íntima e cativante.
Além do aspecto educativo , o filme com reflexões pessoais e informações bem interessantes , oferece à uma audiencia de ambos os sexos uma experiência emocional e uma visita particular à um mundo íntimo que normalmente é escondido e tratado de maneira preconceituosa