quinta-feira, 10 de abril de 2014

Curso ensina técnica de massagem indiana para melhorar a qualidade de vida das gestantes


Damar Marvid aplicando massagem indiana na gestante


Uma gravidez saudável depende de uma série de cuidados que devem ser adotados pela mulher desde a descoberta da gestação. Hábitos alimentares adequados e evitar o estresse do dia a dia contribuem para o bom desenvolvimento do bebê. Exercícios físicos são recomendados, mas sob orientação médica. Uma alternativa para auxiliar o corpo para o momento do parto é a massagem indiana, mais conhecida como Garbhini Abhyanga,  opção cada vez mais procurada. “Além dos benefícios físicos, a massagem indiana traz o diferencial de cuidar do lado emocional e do equilíbrio energético, tanto das mães quanto dos bebês”, afirma a professora de Yoga, Massagem e Ayurveda,  Maiana Galvão (Kokila Rupavati).
Em parceria com sua sócia Damar Marvid ( Ma Deva Sheri), professora e especialista em Consciência e Educação, elas irão promover nos dias 18 a 21 de abril , um Curso de Formação em Garbhini, Abhyanga, massagem indiana para gestantes. O público alvo inclui profissionais que lidam com grávidas (enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, massoterapeutas, etc), além de futuras vovós e papais. Para se inscrever, basta ligar para (71) 9983 8500 ou enviar email para massagemgestante@pranadhama.org
Um dos objetivos do curso é mostrar as diferenças entre a massagem praticada no ocidente e a técnica indiana. “A prática da massagem com gestantes aqui no ocidente é bastante recente e se concentra na drenagem, por conta de algumas gestantes apresentarem retenção hídrica. Na prática indiana isso também ocorre, no entanto, a técnica é milenar e tem a intenção de olear este corpo, deixando-o mais nutrido e disposto durante todo o período gestacional, preparando-o para hora do parto e proporcionando melhor recuperação pós-parto”.
A técnica
A massagem indiana para gestantes vem de um dos ramos do Ayurveda - Sistema de Saúde Indiano (ayur=vida, veda=conhecimento), associado à pediatria (Bala Tantra), que versa sobre os cuidados que devem ser tomados com relação à criança, desde a concepção, durante a gestação, até a sua chegada e crescimento. Com o desenvolvimento do bebê no ventre materno começam os desconfortos físicos e emocionais na mãe e a massagem é uma terapia bastante benéfica, que propicia um ambiente seguro e confortável para a mãe e o bebê.
Alguns benefícios estão associados à uma prática regular de massagem indiana durante a gestação, dentre eles: suporte emocional e conforto, através de toque acolhedor; eliminação de toxinas, pelo incremento do sistema circulatório e linfático, que combate edemas e cansaço nas pernas; melhora da circulação, reduzindo a sobrecarga sobre o coração e mantendo a pressão arterial sob controle; e o fortalecimento do sistema imunológico.
“Além de tudo isso, a técnica indiana reduz a tensão muscular e alivia dores de cabeça, nas articulações, pescoço e costas, nervo ciático, e outras causadas pelas alterações na postura”, informa Damar Marvid.

Serviço:
O quê: Curso de Massagem em Gestantes – Garbhini Abhyanga
Quando: 18 a 21 de abril de 2014
Informações e inscrições: 
Claudia Pugliesi – (71) 9983-8500 / 8828-1008 / 9272-9936
Damar Marvid – (71) 9247 2946